quinta-feira, 22 de abril de 2010

Atuação da Fisioterapia na Hipoplasia Cerebelar

Disciplina: Embriologia
2° Período
Postado por: Cássia Nunes, Giovana Gia, Isabela Aguiar, Juliana Alves, Juliana Guerra, Paula Sales e Renata Rodrigues

A hipoplasia cerebelar é um defeito congênito do sistema nervoso central que apresenta as seguintes características: diminuição da taxa de proliferação celular do cerebelo, tornando-o menor e menos pesado que o normal, pode afetar uma determinada área do cerebelo (como o vérmis ou hemisférios cerebelares) ou afetá-lo como todo. O vérmis cerebelar está localizado na região central do cerebelo e é responsável pelo equilíbrio, postura e pela marcha, enquanto os hemisférios cerebelares estão relacionados com a coordenação motora.

Nos três primeiros meses de gestação, quando os sistemas do corpo ainda estão sendo formados, alguns fatores podem levar a criança a ter a doença: alterações genéticas, drogas, vírus, exposição ultra-uterina à drogas e outras substâncias químicas, radiação e os fatores externos, como as causas ambientais.

Os pacientes com hipoplasia cerebelar podem apresentar ataxia discreta, completa ausência de coordenação, inabilidade de manter a postura, hipotonia muscular ou espasticidade, convulsões, nistagmo ( movimentos involuntários com os olhos ), fenômeno do rechaço (incapacidade do paciente para se adaptar prontamente às alterações da tensão muscular), clônus (contrações musculares involuntárias ), distúrbios do equilíbrio e hidrocefalia (na maioria dos casos).

O fisioterapeuta atuará nesses pacientes dando uma maior importância na função cardiorrespiratória e motora, utilizando alguns instrumentos que irão ajudar no tratamento (exemplo: a bola suíça que ajudará a ter uma postura mais ereta, melhorar o tônus muscular e desenvolver o equilíbrio). Já na parte cardiorrespiratória, os exercícios terão a finalidade de melhorar a ventilação através de movimentos de sanfona, para assegurar a manutenção da temperatura corporal e, assim, manter a função do aparelho circulatório.

Além dessas sessões de fisioterapia, o fisioterapeuta orientará a família a como cuidar da criança com hipoplasia cerebelar dentro de casa de modo a evitar possíveis sequêlas. Com os tratamentos fisioterápicos, poderá haver uma diminuição do clônus, uma melhora no controle do tônus muscular e da mobilidade e melhoras pequenas, mas significativas, da função cardiorrespiratória.


Referência: http://www.cienciafisioterapia.com/artigos/hipoplasiacerebelar.pdf




7 comentários:

  1. TENHO 46 anos E SOFRO com um desequilibrio há 18.Já fiz todo tipo de tratamento sem resultados.Estou com tontura há 6 meses ininterruptos,e na ultima ressonância constatou-se discreta hipoplasia vertebral D.Estou tomando Fludilat 100mg 3 x dia e não vi resultados.Por favor ,será que alguém pode me ajudar?Estou ficando desesperada,não tenho equilíbrio para nada.Será que isso não tem cura?Por favor será que alguém sabe de algo novo?Já fiz uso de medicamentos e exame de tudo referente a labirintite ,ATM, coluna,enxaqueca,pressão ,postura,sem resultados.Se puderem me ajudar meu email é rosananabuco@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. TENHO 46 anos E SOFRO com um desequilibrio há 18.Já fiz todo tipo de tratamento sem resultados.Estou com tontura há 6 meses ininterruptos,e na ultima ressonância constatou-se discreta hipoplasia vertebral D.Estou tomando Fludilat 100mg 3 x dia e não vi resultados.Por favor ,será que alguém pode me ajudar?Estou ficando desesperada,não tenho equilíbrio para nada.Será que isso não tem cura?Por favor será que alguém sabe de algo novo?Já fiz uso de medicamentos e exame de tudo referente a labirintite ,ATM, co
    luna,enxaqueca,pressão ,postura,sem resultados.Se puderem me ajudar meu email é rosananabuco@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. tenho uma filha que acaba de completar 4 anos.
    ela foi diagnosticada com hipoplasia do cerebelo.
    começou a sentar mais firme com 1 ano de idade.
    hoje com 4 ela esta andando ainda sem muito equilibrio.
    esta na escola normal, tem bom relacionamente com as pessoas, é muito carinhosa e sempre sorridente.
    fala pouquissimas palavras, mas entende o que é falado, imita, faz brincadeiras.
    sua motricidade fina ainda é pouco desenvolvida.
    tenho consultado varios médicos e nenhum me da a certeza de nada.
    gostaria de saber se alguem tem alguma informação a respeito dessa deficiencia e se minha filha pode ter uma vida normal.
    desde os 10 meses el a faz fisio , to , musica, fono.
    quando comletoi 3 anos iniciou a equoterapia.
    agradeço se puderem me passar qualquer informação.
    meu email é nairarichter@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. tenho 49 anos sofri um avc esquemico com 47 anos, fiz um tc a pouco tempo e no laudo ta assim: hipoplasia do vermis cerebelar esquerdo em comunicação com discarga magma. Perguntei ao meu medico mas ele não esplicou bem, alguem sabe o que significa isso, em termos mais simples?

    ResponderExcluir
  5. Meu filho tem 05 anos e tem hipoplasia cerebelar, queria saber se podemos ter esperança com as celulas tronco?

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Esthefane eu falo de cuiaba MT.
    meu filho tambem tem hipoplasia cerebelar, descobrimos quando ele tinha 14 dias de vida ele tambem tem sindrome de klinefelter, hj ele tem 1 ano e 6 meses estou lutando para a melhora dele.!! Ele faz fisio, fono tratamento em sao paulo rio de janeiro, se tiver alguem que conheça um pouco mas sobre o diagnostico favor me mandar um email baianinhacuiaba@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. estou gravida de 5 meses descobri que o bebe tem hidrocefalia e hipoplasia cerebrar estou muito nervosa quero saber se tem como amenisar

    ResponderExcluir