sábado, 15 de maio de 2010

Achados científicos sobre a Pompage





Postado por
: Bruna Letícia, Camila Moraes, Letícia tasca, Rafaela Aguiar e Rosane Matos






A Pompage cervical é uma técnica de terapia manual que implica em tocar o pacinte, agindo diretamente sobre o tecido conjuntivo (fáscia) produzindo benefícios à circulação, à musculatura e à articulação, além do efeito calmante.
Segundo o Centro de São Paulo - Fisioterapia Estatística, essa técnica ocorre em três tempos, sendo eles: tensionamento do segmento, manutenção do segmento e retorno a posição inicial. No primeiro momento, o terapeuta deve alongar de forma lenta, regular e progressiva as fibras até o limite de sua elasticidade fisiológica. No segundo momento deve-se manter a tensão na fáscia em seu limite de alongamento por 20 segundos. Por fim, na última fase, o tempo de retorno deve ocorrer da forma mais lenta possível, permitindo a fáscia voltar ao seu ponto de origem.
A Pompage promove o relaxamento muscular através do aumento do tamanho do músculo pelo deslizamento contrário das fibras de actina e miosina. Ela também favorece a circulação, já que pode liberar os bloqueios e promover à circulação lacunar causados por retrações musculares, cicatriz e por um edema, fatores que provocaram a estease. Ela pode ainda contribuir para regeneração articular, pois, tensionando duas superfícies articulares, haverá entrada de mais líquido sinovial e consequentemente aumentará a nutrição do tecido cartilaginoso. Não existe possibilidade de recuperar os desgastes já produzidos mas é possível retardar a evolução deles.
A UNISUL realizou um estudo de caso, “A Eficácia da Pompage na Coluna Cervical, no Tratamento da Cefaléia do Tipo Tensional”, com o objetivo de comprovar a eficiência dessa técnica de terapia manual.
A pesquisa foi realizada com uma paciente de vinte anos, com o diagnóstico comprovado de CTT (cefaléia do tipo tensional). Ela foi submetida a dez sessões de cinquenta minutos em que o terapeuta realizou a técnica de Pompage cervical na parte posterior e lateral da mesma. Ao final do estudo foi comprovada a diminuição significativa da intensidade, duração e freqüência da dor, além da redução da hipertonia muscular e dos pontos gatilhos.
Outro estudo avaliado se refere a “Aplicação da Pompage para Melhora da Qualidade de Vida dos Pacientes Depressivos”. Segundo a pesquisa, quando o músculo é sobrecarregado por alguma razão (seja física ou emocional), a fáscia absorve parte dessa carga, já que é submetida à um esforço contínuo e excessivo, tornando-se mais densa, mais curta e perdendo a elasticidade e plasticidade.
O estudo de caso foi aplicado a dez indivíduos com diagnóstico de depressão e idade média de cinqüenta e quatro anos. Foram realizadas técnicas de pompage com o objetivo de melhorar a percepção espacial e temporal, diminuir da ansiedade, favorecer o controle emocional, favorecer a disposição do paciente através do relaxamento muscular e da melhora na circulação. Ao final da pesquisa, os resultados foram satisfatórios, já que houve significativa contribuição para a qualidade de vida dos pacientes. Um aspecto importante considerado no estudo é a correlação entre corpo e mente, ou seja, o indivíduo só será saudável se a parte física e emocional estiverem bem e em sintonia.
Através dos achados científicos, pode-se concluir que a pompage é uma técnica ampla que favorece vários aspectos diferentes do corpo e até mesmo do psicológico. No Brasil, as técnicas de terapia manual têm sido bastante divulgadas nos últimos anos principalmente com o aumento da interdisciplinariedade entre os profissionais da área de saúde que estão mais informados das ações a fisioterapia e sua atuação perante as várias patologias.

Artigos:
Fisioterapia Estática

A EFICÁCIA DA POMPAGE, NA COLUNA CERVICAL, NO TRATAMENTO DA CEFALÉIA DO TIPO TENSIONAL

APLICAÇÃO DA POMPAGE PARA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES DEPRESSIVOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário