sexta-feira, 14 de maio de 2010

Massagem Terapêutica em Bebês Prematuros

Postado pelas alunas: Michelle Fernanda, Michelle Nayara, Paula Ferreira e Rosiane Janaína.
(5° Período)

Durante o tempo que o bebê prematuro fica internado ele é sujeito à procedimentos dolorosos e a um nível considerável de estresse, assim as intervenções que reduzem o estresse podem facilitar a sobrevivência e o desenvolvimento da criança. E dentro dessas intervenções temos a massagem terapêutica.

A sensibilidade tátil é um dos primeiros sentidos humanos a aparecer e têm sido relatados programas de estimulação tátil de vários tipos sobre a influência no resultado em longo prazo com a maturação do desenvolvimento neurológico e do crescimento.

Nesse tipo de programa as crianças podem ser “tratadas” pelas próprias mães, sendo que os efeitos alcançados por elas foram similares aos que foram tratadas pelos agentes. O processo de ingestão calórica, foi aparentemente mais eficiente nos grupos tratados do que no grupo controle.

Segundo Field et al, o ganho de peso em bebês prematuros em resposta à massagem realizada três vezes por dia por períodos de 15 minutos, levou a uma alta (de bebês prematuros) mais cedo do hospital.

Pesquisas realizadas por Uvnas-Moberg sugeriram que a atividade do nervo vago aumenta a pressão após a estimulação, e que este aumento da atividade vagal, por sua vez facilita a liberação de hormônios de absorção dos alimentos, como a insulina.

Uvnas-Moberg verificou que os níveis de ocitocina aumentou seguinte a estimulação tátil e resultando em maior ganho de peso.

O estresse da dor resulta em um aumento nas concentrações de cortisol, e os estudos mostraram que a massagem terapêutica também pode diminuir cortisol , o que normalmente leva ao aumento dos níveis de IGF-1 e ocitocina.

As conclusões dos estudos estão fortemente relacionadas com o período durante o qual o prematuro estava no hospital, sendo assim uma das limitações destes estudos; e uma alternativa de um estudo a longo prazo de acompanhamento, presumivelmente, é impedida por várias complicações, como mudanças no pessoal, equipamentos, políticas e atmosfera durante o período de estudo.

Mas de toda forma vimos como a massagem em bebês prematuros se mostrou benéfica para o desenvolvimento da criança, sendo também um meio de comunicação, relaxamento, incentivo por meio do contato com a pele, desenvolvimento da percepção corporal e tranqüilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário