quinta-feira, 13 de maio de 2010

A MICROFISIOTERAPIA


 Postado pelas alunas Ana Flávia Mendonça, Riandre Flores e Samanta Oliveira.
5º P.

A Microfisioterapia é uma técnica de terapia manual, ainda recente no Brasil que foi desenvolvida na década de 1980 por franceses. Baseada na embriologia e na filogênese consiste em identificar no corpo a causa primária de um sintoma ou doença, desencadeados por eventos, traumas ou agressões da vida que ficaram memorizados, através de impressões no organismo, ultrapassando o limiar de defesa do organismo. Através de palpações suaves na pele, esta “nova” terapia, estimula a auto-cura e faz com o corpo reconheça esse agressor e desencadeie sua eliminação, restaurando a vitalidade e funcionalidade de todos os tecidos corporais e promovendo a saúde. A micropalpação é feita, sempre, com as duas mãos em ligeira aproximação; a sensação que se sente entre elas informa se o ritmo vital, percebido através de “micromovimentos”, é sinônimo de um bom estado de funcionamento dos tecidos, ou se há a presença de memória de um agressor qualquer, identificado através da percepção de algo denso entre ás mãos, caracterizado por uma cicatriz patológica.
Esta técnica é indicada para qualquer pessoa, independente da patologia ou da idade, com: ansiedade e angústia, alergias, depressões, distúrbios do sono, enxaquecas, fibromialgia, fobias e medos, síndrome do pânico, traumas emocionais e dores físicas, como por exemplo, cervicalgias e lombalgias.
Em relação à dor lombar, esta nova técnica apresenta-se eficaz na maioria dos tratamentos em que é aplicada, já apresentando respostas positivas, quanto à melhora dos sintomas e diminuição da deficiência funcional, na primeira sessão de intervenção. Um estudo feito por microfisioterapeutas com 237 pessoas acometidas pela lombalgia revelou que 78% destas, obtiveram uma melhora significativa após a sessão de tratamento.
Se uma sessão não for suficiente para a melhora do paciente, realiza-se outras, com espaçamento de três semanas á um mês para que o corpo tenha tempo de fazer seu trabalho. Em casos onde o problema é agudo, é indicado que se faça duas sessões seguidas. É normal que haja um ligeiro cansaço após ás sessões, o organismo foi estimulado a eliminar os agentes agressores, e é aconselhável que o paciente tenha uma ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia para facilitar o trabalho da eliminação. Poderão surgir reações físicas e/ou emocionais como diarréia, vômitos, aumento de dor, febre, crise emocional ou sentimento de raiva, que desaparecerão em semanas ou meses. Isso acontece como sinal de liberação das memórias agressoras devendo deixar o sistema imunológico trabalhar com o mínimo de intervenção possível, seja ela medicamentosa ou física.
A microfisioterapia surgiu no Brasil em 2005, e devido a sua beneficidade, seu crescimento e sucesso são garantidos. Influenciando nos problemas de saúde e na sua melhora, esta técnica é indicada para qualquer idade, desde recém-nascidos á jovens ou pessoas de idade avançada, portadoras ou não de deficiência, sendo o tratamento preventivo ou curativo, visando a promoção da saúde e o bem-estar.




Outros textos sobre o assunto: 

Vídeo sobre o tema: Dr. Afonso Salgado - MICROFISIOTERAPIA , 29 de Janeiro de 2010.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário