terça-feira, 25 de maio de 2010

O ESPIRITISMO


Postado pelas alunas: Ana Flávia Mendonça, Priscila Azevedo, Riandre Flores e Samantha Oliveira
5º P.


     O espiritismo é um conjunto de doutrinas espiritualistas que considera o homem um espírito imortal que alterna experiências nos mundos material e espiritual, com o objetivo de evoluir tanto moral quanto intelectualmente, rumo á Deus através de reencarnações.
   Alan Kardec, pseudônimo Hippolyte Léon, a partir de fenômenos curiosos que lhe chamaram atenção, tais como: ruídos, batidas e movimentos de objetos sem causa conhecida; dedicou profundamente seus estudos, dando origem á Doutrina Espírita, que se fundamenta na existência e unicidade de Deus, na imortalidade do espírito, na defesa da reencarnação, quantas vezes precisa como mecanismo natural de aperfeiçoamento dos espíritos, na comunicação entre os seres mortos e os seres vivos, na ausência de culto á imagens e abnegação da prática do bem, e no incentivo ao respeito para com todas as religiões e opiniões.
A possibilidade de comunicação com os espíritos, casual ou deliberadamente, e da percepção de sua presença, via rituais ou naturalmente, independente da diversidade e da intensidade das manifestações, são atribuições inerentes ao ser humano e aqueles que as possuem, são designados de Médiuns.
Os médiuns se expressam de formas distintas de acordo com a captação das manifestações espirituais percebidas, podendo ser classificados em médiuns: de efeitos físicos, sensitivos ou impressionáveis, audientes, videntes, sonâmbulos, curadores, pneumatógrafos e escreventes. Essa comunicação tem objetivo libertar, aperfeiçoar e aprimorar os espíritos, através de mensagens, sentimentos de aflição e alegria, e avisos por eles enviados aos homens decorrentes de suas vidas terrenas, visando sua aproximação á prática do bem, e, conseqüentemente á Deus.
     Existem espíritos bons e espíritos ruins, sendo assim caracterizados em detrimento das ações, da personalidade, das atitudes e da vida que a matéria, ou seja, o corpo por eles habitado mantinha. Os bons espíritos são aqueles onde há predominância do espírito sobre a matéria e desejo de fazer o bem, qualificando-se em bondade, sabedoria e ciência. Compreendem Deus e o infinito, praticam e desfrutam da felicidade dos bons. São classificados em: espíritos Benevolentes, espíritos Sábios, espíritos da Sabedoria e espíritos Superiores. Mas existem tais espíritos que são cômodos não exercendo nem o bem e nem o mal, sendo, por isso, inferiores; e espíritos que não se satisfazem em fazer o bem, sendo responsáveis e contentando-se com a desconfiança, ignorância, com a tristeza, orgulho e discórdia entre os homens, fazendo com que a matéria se sobressaia ao espírito. O que mais os enfurece e tormenta é ver a felicidade dos bons, são eles: espíritos Imperfeitos, espíritos Impuros, espíritos Levianos, espíritos Pseudo-sábios, espíritos Neutros e espíritos Batedores e Perturbadores.
O relato dos espíritos desencarnados sobre suas vidas e experiências terrenas, manifestado através dos médiuns, reúne-se formando o “código penal da vida futura”, teoria pela qual o Espiritismo se apóia e é confirmado ainda mais fortemente através de leis concebidas por tais manifestações espirituais, são algumas delas: a felicidade perfeita é inerente á perfeição, não há só uma imperfeição da alma que acarrete conseqüências desagradáveis, o bem e o mal que praticamos são resultados das boas e das más qualidades que possuímos, a justiça de Deus sendo infinita, todo o mal e todo o bem são rigorosamente levados em conta e ás penas que o espírito sofre na vida espiritual juntam-se ás da vida corporal.
     O Espiritismo é uma prática religiosa ainda recente, se comparada a outras religiões, que apareceu precisamente para alicerçar o futuro, pois o mundo moderno encontra-se cheio de problemas e de conflitos, que quando acrescidos á falta de fé, de amor ao próximo e á ausência de Deus, colocam a humanidade diante de uma situação de assustadora instabilidade. A luta pela implantação do Reino de Deus, pelo crescimento de uma religião ativa que prega o conhecer sobre os bens que Jesus Cristo realizou, a prática do amor para com os outros irmãos e o desenvolvimento de uma cultura “nova e modificada” visando o conhecimento de cada pessoa sobre si mesma e implantando um mundo mais pacificado e melhor, são atitudes que o Espiritismo, assim como as outras religiões, buscam para quem os segue.




REFERÊNCIAS

ALLAN KARDEC. O Livro dos Espíritos. Primeira Edição. Editora Federação Espírita B. 1860;

CONAN DOYLE. História do Espiritismo. Editora Pensamento. 1995;

ZEUS WANTUIL e FRANCISCO THIESEN. Allan Kardec: O educador e o codificador. Primeira Edição. Editora FEB. 2004;

ALLAN KARDEC. O livro dos Médiuns. Nona Edição. Editora FEB. 2006.

O espiritismo. [Internet]. Sociedade de Educação Espírita Joanna de Ângelis.Disponível em www.portaldoespirito.com.br. Maio de 2001 à maio de 2010. Acesso em 05 de maio de 2010.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário