sábado, 29 de maio de 2010

O hinduismo e o método de massagens tradicionais indianas (mukti) e terapia ayurvédica aplicada a fisioterapia


Ana Luisa Silva Pereira, Claúdia de Sousa Morais, Isabella Lorrayne Ataíde
Rafaella Fonseca Mesquita, Stephany Borges Martins
5° período


A massagem terapêutica indiana, denominada Mukti, oriunda da medicina ayurvédica, é um tratamento corporal onde ocorre a estimulação do pontos marma (Sete Dathus – tecidos do corpo), nutrindo o organismo através da utilização de óleos para uma melhor circulação sanguínea e linfática.

Reconhecida pela OMS (Organização Mundial de saúde) a Mukti ayurvédica é utilizada por quase toda população da Índia e está sendo amplamente divulgada no mundo.

As massagens são muito praticadas na Índia moderna desde o nascimento até a morte, trazendo benefícios não apenas para o terapeuta, mas também para o paciente.

A partir da Mukti na Ayurveda, energias são desbloqueadas e passam a fluir naturalmente pelos canais naturais do corpo todo: físico, emocional e mental. A ayurvédica é indicada ainda para vários casos, tais como: dores musculares, enxaquecas, dores reumáticas, problemas de coluna, má postura, fortalecimento do sistema imunológico, stress, depressões, síndrome do pânico, etc.

Como resultado dos tratamentos ayurvédicos, muitas pessoas relatam que seus olhos passaram a ter mais brilho, sua pele ficou mais limpa, mais luminosa, enfim, que uma nova luz passou a brilhar em todo o seu ser.

Isto, já trás grandes benefícios para o paciente, mas as massagens indianas podem também aliviar dores de cabeça, cansaço nos olhos, dores provocadas por tensão, combate ao estresse, ansiedade e depressão; além de promover a liberação de endorfina (hormônio do bom-humor).

Segundo os hindus, as massagens resguardam o organismo da deteriorização, purificando a energia do corpo e removendo as toxinas, rejuvenescendo-o. Permite o realinhamento do Prana, reavivando a energia dos Chakras, conduzindo a um equilíbrio físico, emocional, mental, psíquico e espiritual.

Através de toques profundos com as mãos, cotovelos e pés, a massagem terapêutica indiana, propicia um realinhamento postural, alívio de tensões (por vezes crônica) no corpo físico, fortalece o sistema imonológico, e tem efeitos anti-stress e anti-depressivos.

A terapia ayurvédica age nos sistemas: linfático (desintoxicando o organismo), circulatório (aumentando a produção de glóbulos brancos e a nutrição e oxigenação celular) e energético (reequilibrando o chakra e atuando nos sete corpos - desfazendo bloqueios emocionais). Dessa forma contribuindo na cura das principais doenças.

É importante ressaltar que, para a Mukti ser ayurvédica, deve levar em consideração os doshasdo paciente, seus desequilíbrios e suas características.

É uma prática individualizada, específica para cada tipo de pessoa. Não existe apenas uma técnica de Mukti na Ayurveda, mas sim diversas delas, que são feitas com óleos medicados, de acordo com o dosha do indivíduo.

Fortalece o sistema imunológico aumentando a quantidade de glóbulos brancos e desentoxica o organismo.

É indicada como um dos tratamentos para quase todas as doenças, principalmente: dependencia química, alergias,fadiga, estafa, depressão, fibromialgia, bloqueios emocionais, problemas musculares e de coluna, lembrando que na Ayurveda não se trata a enfermidade, mas sim o indivíduo. Deve ser ministrada com cuidado em gestantes.

É um poderoso sistema de tratamento para harmonização, balanceamento e vitalização do ser, além de ter uma atuação específica em problemas crônicos e agudos localizados em diversas áreas do corpo, sempre de uma forma natural e consciente.

Para a fisioterapia, as massagens indianas são conhecidas como uma terapia complementar de grande importância, uma vez que consistem em técnicas profundas, associadas a tração e alongamentos, auxiliando em uma postura adequada, promovendo a manutenção da saúde.

Contando com alguns alongamentos, proporciona uma maior flexibilidade do corpo e mobilidade nas articulações, possibilitando o circuito livre da energia vital Tem efeito terapêutico também a nível dos corpos emocional, mental e espiritual. As emoções, conceitos, crenças e experiências vivenciadas e contraídas no corpo, são "tocadas" e liberadas, propiciando um profundo processo de auto conhecimento e transformação interna e externa, a partir da consciência corporal.


Bibiografia:


WILGES, Irineu. Cultura religiosa: as religiões no mundo. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2001

Religious Life. Religions of India. Global Peace Works. Acesso em: 06 maio de 2010.


NARAYANAN, Vasudha. Hinduísmo. In: COOGAN, M.D. (Coord.). Religiões: história, tradições e fundamentos das principais crenças religiosas. Tradução de Graça Salles. São Paulo: Publifolha, 2007


Fonte:

Tereza Cristina Lordello - 13.3238.0444
Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda
ABRA - Associação Brasileira de Ayurveda

Slide 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário