sexta-feira, 28 de maio de 2010

O JUDAÍSMO

Postado por: Bruna Letícia, Camila Morais, Letícia Tasca e Rafaela Aguiar



O começo do judaísmo como uma religião estruturada, acontece com a transformação dos judeus em um povo influente através de reis como Saúl, Davi e Salomão, que construiu o primeiro templo em Jerusalém. Mas em cerca de 920 a.C. o reino de Israel se dissolve, e os judeus começam a se dividir em grupos. Vários judeus foram enviados para a Babilônia. Apesar de alguns serem autorizados a retornar a casa, muitos permaneceram no exílio formando aí a primeira Diáspora, que significa “viver afastado de Israel".

O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus é transcendental, está acima de qualquer coisa, é atemporal, sempre existiu e sempre vai existir, é onipresente e onipotente, justo e também misericordioso.

Esse povo faz várias festas e essas festividades judaicas, que se originaram na Antigüidade, são intensamente guardadas em Israel. No judaísmo, os dias sagrados iniciam-se com o Rosh Ha-Shaná, que é também o começo do ano judaico. O Yom Kippur é o dia do perdão comemorado oito dias após o Rosh Ha-Shaná. Nesse dia os judeus devem ficar em jejum absoluto para se purificarem. Cinco dias depois se inicia Sukkoth, descrita na Bíblia como "Festa dos Tabernáculos", melhor conhecida como festa das tendas. Outra festividade é o Purim que comemora a salvação do povo judeu, ameaçado de extermínio, decretado por Haman, principal ministro do Rei Xerxes, da Pérsia.

Na primavera, festeja-se a páscoa judaica, o Pessach, na qual os judeus comemoram o Êxodo e a libertação da escravidão. Além disso, menos de uma semana após esta festa, ocorre o Yom Hashoá Vehagevurá (Dia da Recordação dos Mártires e Heróis do Holocausto) que é marcado por cerimônias públicas. Já no dia seguinte é o Yom Haatzmaut (Dia da Independência), o aniversário da Proclamação do Estabelecimento do Estado de Israel, em 14 de maio de 1948. Shavuot é a terceira festa de peregrinação, caindo sete semanas depois de Pessach, no final da colheita da cevada e início da colheita do trigo.Essa festa comemora a data em que Deus, por intermédio de Moisés, deu ao povo libertado do Egito os Dez Mandamentos.

Outro marca do povo judeu é Berit milá (circuncisão) realizada em crianças do sexo masculino logo após o nascimento, em seu oitavo dia de vida. "Berit" significa "pacto” e representa a união do recém nascido com seu povo.Já o casamento judeu deve ser realizado de preferência sob céu aberto, lembrando a bênção de Deus para que a semente de Avraham seja tão numerosa como as estrelas. Por fim, o enterro desse povo ocorre sem que haja cremação, flores e música. Além disso, os homens são enterrados com seu xale de oração.

A Torá ou Pentateuco é o livro sagrado dos judeus, revelado por Deus, e corresponde aos cinco primeiros livros do Antigo Testamento bíblico (os outros dois são Salmos e Profecias). O judaísmo defende um conjunto de doutrinas que o distingue de outras religiões: a crença no Deus criador e a eleição de Israel como povo escolhido para receber a revelação dos mandamentos desse Deus através da Torá. Dentre as particularidades dessa cultura encontram-se o uso de objetos religiosos como o quipá, adorno que cobre a cabeça e significa respeito e submissão ao criador, costumes alimentares e culturais, o uso do hebraico como língua litúrgica e principalmente as festividades q se diferem de todos os outros povos.

Na alimentação, os judeus baseiam em couves, vinhos, especiarias, molhos, cerveja e muito importante, o pão. Vestem-se a rigor para a hora das refeições e comem com rapidez. Os judeus não comem carne de porco, cavalo,camelo, coelho, carangueijo, lagosta e camarão. A música entre os judeus é usada como forma de culto como a vários relatos da Torá ou mesmo em celebraçoes como Bar-Mitzvá e o Teatro assim como cinema judaico, é uma forma de expressão que procura mostrar a vida e a história desse povo.

Existem três tipos de Judaísmo, o Conservador, o Helenístico e o Reformista.O primeiro consiste na idéia de que o desenvolvimento da cultura do seu povo pode ter influências de outras civilizações, mas sem perder suas características próprias. Já o Judaísmo Helenístico refere ao “movimento e cultura dos judeus no mundo de língua grega depois de Alexandre,o Grande e tendia a ser mais universalista. Por fim, o Judaísmo Reformista é um movimento que defende a introdução de novos conceitos e idéias nas práticas judaicas, com o fim de adaptá-las ao momento atual

Os judeus são diferenciados de acordo com a fé e as práticas religiosas, eles podem ser: ortodoxos, “ultra-ortodoxos” e conservadores. Para o povo judeu, Deus “não é semelhante a nada do que existe. Por isso, é proibido construir a imagem dele”.A sinagoga é o local das reuniões religiosas da comunidade judaica. “Nela se conserva a tradição e se participa da oração comunitária”, além disso é nela que se guarda a arca que contém a Torá.

O Rabino não é um sacerdode,esse é um título usado para distinguir aquele que ensina, aquele que tem a autoridade dos doutores da Torá ou aquele apontado pelos líderes religiosos da comunidade. Já a Estrela de Davi, de seis pontas, é o símbolo mais comumente associado ao judaísmo.Os místicos medievais atribuíam poderes mágicos a ela como proteção contra espíritos malignos

O sábado (Shabbat) comemora o descanso de Iahwel (quarto mandamento da Lei). É um período para repouso espiritual e de descanso que teria sido ordenado por Deus. No sábado é proibido trabalhar e os judeus se reúnem na sinagoga para a pregação do rabino.

A Segunda Guerra foi uma guerra em escala global e o Holocausto foi o genocídio de milhões de inocentes nos campos de concentração, onde os judeus foram as principais vítimas, além de ciganos, eslavos, etc.
Com a Segunda Guerra mundial houve o desenvolvimento da fisioterapia como prática reabilitadora das seqüelas físicas, principalmente de pessoas mutiladas. A partir daí a fisioterapia se modernizou e passou a ser uma forma de prevenção de patologias, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

REFERÊNCIAS:

http://www.suapesquisa.com/judaismo/


SANTIDRIAN,Pedro.Budismo.In:Dicionário básico das religiões,Aparecida-SP.1996,PP.172-175.Editora Santuário


SAMUEL,Albert.Budismo.In:As religiões hoje.São Paulo,1997,PP.138-176.

Nenhum comentário:

Postar um comentário