quinta-feira, 13 de maio de 2010

Shiatsu

Postado por: Isabela Caroline, Kássia Silva, Luana Fernandes, Melissa Cássia, Miriã Pereira
5° Periodo..





É uma técnica de massagem oriental que percorre os fluxos de energia no
corpo (meridianos) utilizando dedo (Shi) e a pressão (atsu). O terapeuta utiliza os dedos, as palmas das mãos e os cotovelos para aplicar a pressão

É indicado para o tratamento de distúrbios músculos-esqueléticos, prevenção de patologias psicossomáticas e males causados pelo stress, devido ao seu efeito bastante relaxante.

O sistema autônomo, através das conexões que existem na ponte e bulbo, tem forte influencia sobre o sistema cardiovascular, que em situações de estresse prepara o organismo para um estado de “luta e fuga”, e para isso há adaptações como o aumento da PA e freqüência respiratória. Esse estresse causa um aumento da pressão arterial por causa da vasoconstrição que ocorre pela ativação do sistema simpático para o aumento do debito cardíaco.

A massagem shiatsu vai entrar para trabalhar na prevenção de doenças, no relaxamento, no bem-estar físico e mental. Ela também melhora o fluxo linfático e sanguíneo, bem como diminuir dor, por alivio de tensão e conseqüente liberação da tríade dor-tensão-dor.

Em um estudo feito em indivíduos de 23 a 33 anos, a pressão arterial em posição de ortostotismo ouve uma diminuição visível em seções de 20 a 25 minutos. E nas demais posições não ouve variações significantes. Podemos assim perceber a adaptação fisiológica durante o manuseio de variáveis biológicas do controle da pressão arterial.

Concluímos a técnica de shiatsu produz um efeito sobre a pressão arterial num primeiro momento, pois age no sistema nervoso autônomo através dos pontos reflexos e assim estimula a diminuição da mesma.


Link do artigo: www.unifesp.br/dneuro/neurociencias/neurociencias_v15_n4.pdf#page=14

Nenhum comentário:

Postar um comentário