terça-feira, 18 de maio de 2010

Tuberculose Pulmonar

Postado por: Isabela Caroline, Kássia Silva, Luana Fernandes, Marina Brant, Melissa Cássia, Miriã Pereira


A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que por ser um aeróbio restrito, o “bacilo de Koch” infecta preferencialmente os pulmões. A presença de oxigênio facilita sua multiplicação, e a ligação do órgão ao meio externo favorece sua transmissão, mas também pode atingir o sistema nervoso central (meningite), sistema linfático, sistema circulatório (tuberculose miliar), sistema geniturinário, ossos e articulações
É considerada socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social, assim como à implementação de políticas de controle da doença. Os processos de produção e reprodução estão diretamente relacionados ao modo de viver e trabalhar do indivíduo. No Brasil é de alta incidência.
A tuberculose pulmonar é a forma mais freqüente e generalizada da doença e é dividida em primária (primoinfecção) e secundária. A forma primária é a que ocorre em indivíduos que ainda não tiveram contato com o bacilo, sendo, portanto, mais comum em crianças. A forma secundária desenvolve-se a partir de uma nova infecção (reinfecção exógena) ou da reativação de bacilos latentes (reinfecção endógena). Já a tuberculose miliar consiste num alastramento da infecção a diversas partes do organismo, por via sanguínea. Este tipo de tuberculose pode atingir as meninges (membranas que revestem a espinal medula e o encéfalo) causando infecções graves denominadas de "meningite tuberculosa".
A propagação da tuberculose se dá através do indivíduo bacilífero que, ao tossir, lança na atmosfera gotículas de secreção com bacilos (gotículas de Pflügge), que ao serem inalados, podem alcançar bronquíolos e alvéolos, iniciando assim a multiplicação bacilar. Em um ano, um indivíduo bacilífero pode infectar 10 a 15 pessoas. O quadro clínico da tuberculose é de evolução lenta. Os sintomas são tosse inicialmente seca e depois produtiva, hemoptise, febre baixa e vespertina, sudorese noturna, astenia, anorexia e perda ponderal. O tratamento clínico da é tuberculose baseado na administração de antibióticos resistentes ao bacilo.
O diagnóstico é dado por Sinais ou sequelas da tuberculose pulmonar que podem ser obtidos através dos métodos de imagem e de exames clínicos. Na radiografia de tórax, teremos os achados radiológicos sob a forma de consolidações, cavitações, linfonodomegalias e derrame pleural. Imagens como nódulos centrolobulares de distribuição segmentar, cavidades de paredes espessas, espessamento de parede brônquica, bronquiectasias, podem ser observadas pela tomografia computadorizada do tórax; cavidades de paredes finas, tramas pulmonares proeminentes, assim como o enfisema e o aspecto em mosaico do parênquima pulmonar. A cintilografia é um método complementar útil na detecção de processos infecciosos, incluindo a tuberculose, especialmente em pacientes imunossuprimidos. Estudos de inalação e perfusão pulmonar são utilizados na avaliação pré-operatória de pacientes com seqüelas de tuberculose ou tuberculose multirresistente. A tomografia permite a detecção do processo inflamatório que ocorre na fase ativa da tuberculose e que pode persistir, em menor intensidade, após o término do tratamento.
Para o tratamento é utilizado drogas e microondas, que tem ação inibitória no bacilo, a terapia com ultra-som em pacientes com tuberculose, além da quimioterapia, apresentaram sinais de melhora significativos tais como o desaparecimento mais rápido de importantes sintomas clínicos, marcas radiológicas de tuberculose como alteração focal e infiltrativa e fechamento da cavidade, cessando a excreção da bactéria. Como os pacientes acometidos pela doença têm intolerância ao exercício, a reabilitação pulmonar é indicada para melhorar a função pulmonar, a diminuição de sintomas e a melhora na qualidade de vida dos pacientes com seqüelas pulmonares decorrentes da infecção. O tratamento consiste em relaxamento, exercícios de condicionamento, treinamento e reeducação da musculatura respiratória. Os recursos fisioterápicos têm como objetivo desobstruir as vias aéreas superiores e prevenir o acúmulo de secreções nas vias respiratórias, melhorando assim a respiração, reeducando e promovendo o relaxamento, tornando a tosse benéfica e eficaz na eliminação de secreções.







Link dos artigos utilizados:


http://w3.ufsm.br/revistasaude/2008/34a(1-2)9-11,%202008.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-35862001000600007&script=sci_arttext&tlng=es

Nenhum comentário:

Postar um comentário