sábado, 30 de outubro de 2010

ASPECTOS BIOQUIMÍCOS NA DEMÊNCIA DO IDOSO

Fisioterapia PUC- Minas - 2º Período - Postagem de Bioquímica



(Gabriella Moreira Diniz, Gustavo Almeida Vaz, Lorena Ferreira dos Santos Costa, Marcela Mara Sá Paixão, Nayara Karolina Reis, Vânia Martins da Costa Melo)


Demência é um comprometimento cognitivo geralmente progressivo e irreversível. As funções mentais anteriormente adquiridas são gradativamente perdidas.
Com o aumento da idade a demência torna-se mais freqüente. Dados mostram que a demência acomete de 5 a 15 % das pessoas com mais de 65 anos e aumenta para 20 % nas pessoas com mais de 80 anos de idade.
Além disso, outra doença presente dentre os idosos é o mal de parkinson. O mal de parkinson é uma doença neurodegenerativa, e é dita idiopática, sem causa definida, mas acomete com mais freqüência pessoas acima de 60 anos de idade.
O parkinsonismo caracteriza-se pela disfunção ou morte dos neurônios produtores de dopamina no sistema nervoso central (SNC). Outras estruturas além da substância negra podem estar acometidas, levando a anormalidade de outros neurotransmissores, como, a serotonina, a acetilcolina e a noradrenalina.
A demência associada à doença de parkinson caracteriza-se principalmente pela lentidão cognitiva e motora, pela disfunção executiva e pelo comportamento da evocação de recordações.
A Doença de Parkinson é incurável, entretanto, há terapias que visam melhorar os sintomas e retardar a progressão; tais como:

Ø Terapia farmacológica, que visa restabelecer os níveis de dopamina no cérebro;

Ø Cirurgicamente, é possível fazer palidotomia (exição do globo pálido) ou mais recentemente é preferível a estimulação desses núcleos com elétrodos, cuja ativação é externa e feita pelo médico e paciente.


Ainda não se sabe como prevenir a Doença de Parkinson, pois só se conhece um fator de risco, que é a idade.
Existem evidências de que os antioxidantes, como, a vitamina E, e o selênio, podem ser benéficos para sua prevenção.
No que tange a demência, é importante reconhecer que o envelhecimento normal não cursa obrigatoriamente com distúrbios de memória. No processo de envelhecimento pode existir uma lentificação da condução nervosa. No entanto, as informações são recuperadas, possibilitando ao idoso um desempenho cognitivo normal. Caso haja alguma alteração cognitiva, deve ao médico que atende ao indivíduo idoso ter a sensibilidade de suspeitar de um quadro demencial, mesmo em suas fases iniciais, para que assim possam ser tomadas condutas mais adequadas, visando a preservação da capacidade funcional e da autonomia por mais tempo.





REFERÊNCIAS:

BRESSANI,Rodrigo.Doença de Parkinson. Disponível em:
http://bioqdoenvelhecimento.blogspot.com/ Acesso em: 03/10/10

KOCH, Alice.; DA ROSA,Dayane. Transtornos Mentais em Idosos. Disponível em:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?423 Acesso em : 04/10/10

Demência em Idosos: Demência na Doença de Parkinson. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Vow77r5ogdAJ:www.psicologiananet.com.br/demencia-em-idosos-demencia-na-doenca-de-parkinson/1709/+doen%C3%A7a+de+parkinson+demencia&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acesso em 10/10/10



Doença de Parkinson. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:UUva_8ewXkYJ:adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000755prv.htm+doen%C3%A7a+de+parkinson+preven%C3%A7%C3%A3o&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acesso em: 10/10/10
AMINOFFMJ, Greenberg DA.; Simon RP. Parkinsonismo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parkinsonismo Acesso em: 10/10/10


REGI, Daniela P.;JUNIOR .M, Armando.; CASTRO,Antônio C.L.C. O Idoso Demenciado e seu Impacto na Saúde Pública: estamos preparados?. Disponível em: http://74.125.155.132/scholar?q=cache:eHjkpt7qnIQJ:scholar.google.com/+bioqu%C3%ADmica+idoso+dem%C3%AAncia&hl=pt-BR&as_sdt=2000 Acesso em: 12/10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário