quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Religião ,Saúde e Tabagismo





Postado por: Amandha da Silva Teixeira, Cassio Pereira Santos, Izamar dos Santos Theodoro, Marcela Magalhães Sepulveda, Mariana Picinin Velloso Buzollo, Pedro de Almeida Carneiro Novaes, Pedro Henrique Gonçalves Carvalho, Pedro Henrique Oliveira Costa, Quéren-Hapuque Rebeca Silva.

Fisioterapia - 2º Período PUC-MINAS - CULTURA RELIGIOSA



Algumas pessoas utilizam as substâncias modificadoras do humor em uma tentativa de lidar com os desafios da vida; talvez à procura de algo que possa completar ou dar sentido a sua existência. De modo geral, as pessoas que abusam de substâncias, são incapazes de identificar e implementar os comportamentos de adaptação e utilizam tabaco, medicamentos prescritos (ou de venda livre) e álcool. Geralmente, elas usam isoladamente ou em conjunto com outras drogas, em uma tentativa ineficaz de lidar com as pressões, tensões e imposições da vida.


O abuso de substância é encontrado em todos os ambientes clínicos. A intoxicação e a abstinência são dois problemas comuns do abuso de substâncias. Com o passar do tempo, desenvolvem-se problemas fisiológicos, emocionais, cognitivos e comportamentais como consequência do uso contínuo da substância. Esses problemas geram sofrimento para a pessoa e para a família. A fumaça do cigarro prejudica diretamente o funcionamento do sistema coração-pulmão. Com o passar do tempo e com o envelhecimento os alvéolos pulmonares vão sendo cimentados pelos componentes da fumaça do cigarro, deixando de fazer sua função. O organismo então passa a ter menor oxigenação dos tecidos, resultando em maior facilidade de cansaço para o fumante. O cigarro também causa inúmeros danos ao coração, tal como infarto.


A relação entre saúde e religião, é que a segunda contribui para que um ser carente dê um sentido a vida, é seu papel principal organizar e harmonizar. A saúde se torna algo indispensável, é uma fonte de equilíbrio, para aquele ser humano que presa a vida.A doença é percebida como uma desordem,como algo inexplicável,sem sentido,e tem uma enorme relação com a morte.Assim a religião é uma das principais ferramentas em busca da saúde.O medo do caos impulsiona o homem em direção ao cosmos , na busca de um poder sagrado capaz de colocar ordem e significado na vida.


Apesar de cumprir funções diferentes, a religiosidade surge como um poderoso fator protetor, mostrando sua importância quando se trata do consumo de tabaco. A religiosidade inclui valores morais que tem por fim o respeito e a preservação da vida. Além disso, ela gera a crença na existência de um Ser Superior, cujas leis visariam sempre ao bem-estar do indivíduo, sugerindo cuidados físicos e mentais, associados ao não uso de cigarros e outras drogas, favorecendo assim um envelhecimento saudável para o corpo e para a mente. CORPO COM SENTIDO É UM CORPO SAUDÁVEL.




BIBLIOGRAFIA:


- ANDRADE.G,RODRIGUES.G,TORRE.A,BRASIL.M,A Religiosidade / Espiritualidade como Influência Positiva na Abstinência, Redução e/ou Abandono do Uso de Drogas, REVER - Revista de Estudos da Religião ISSN 1677-1222, v. 10, n. 1 (2010)


- Texto de Carolina Teles Lemos. Religião e saúde: Em busca de uma vida com sentido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário